Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

4.4 Planejando a produção de um documento multimídia

Ao desenvolver o projeto sobre a dengue observamos que cada aluno participa de forma diferenciada, então elaboramos atividades que pudessem inserir cada um em cada etapa. Dentre elas o uso das TICs foi bastante interessante, onde percebemos o envolvimento maior em algumas atividades utilizando a tecnologia, mesmo aqueles alunos que não sabiam de alguma forma procuraram se interar mais do assunto.




Eliane, Neusa. Noemia e Laudicéia



4.3 Leitura, Reflexão e discussão sobre mídia-educação

O projeto desenvolvido pelo nosso grupo teve várias atividades desenvolvidas, entre elas: elaboração de vídeo com os alunos, pesquisa, passeata, panfletagem, palestras, produções de texto e elaboração do mural na escola. Todas estas atividades foram realizadas em algumas etapas e sempre com o uso das TICs. Ao realizar estas atividades percebemos o empenho e a participação dos alunos em fazer um trabalho importante que pode trazer alguns benefícios para a comunidade escolar, onde faz com que cada um reflita sobre suas atitudes no seu dia-a-dia.




domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade 4-2 Relato da experiencia

Nesta atividade, tive a oportunidade de navegar pelo site portal do professor e encontrei muitos recursos multimídea que podem ser utilizados em sala de aula, sugestões interessantes que podem contribuir muito para o ensino e aprendizagem dos nossos alunos.



Sugestões:

http://www.johnkyrk.com/index.pt.html

http://www.on.br/site_brincando/



Atividade 4.1 - Considerações acerca dos Videos assistidos

A arte digital é bastante interessante e pode ser utilizada dentro do contexto escolar. No entanto,como nós estamos em um processo de aprendizagem em relação as TICS, o que torna um pouco mais difícil, mas não impossível. Quanto a aprendizagem dos alunos, se a arte digital for inserida de forma a acrescentar ao conteúdo que se está trabalhando e tendo as intervenções necessária, vai nos ajudar e muito.




Professoras: Eliane, Noemia, Laudiceia e Neusa.





Atividade 3.5: Currículo

Currículo – É um plano de ação para se trabalhar os conteúdos de uma determinada região, como objetivo principal levar o conhecimento socialmente válidos aos nossos alunos.
O tema desenvolvido no projeto todos em ação contra a Dengue, não está presente no currículo formal, mas é um tema transversal sugerido pela Secretaria Estadual de Educação que visa a prevenção da saúde pública, tendo como foco a sensibilização dos nossos alunos que repassam esses conhecimentos dentro da família.

Eliane, Neusa, Noemia e Laudicéia.

Atividade 3.4 - Desenvolvimento de projeto

Atividade 3.3 - Plano de Aula

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MÁRIO BONFIM


PROFESSORES: ELIANE, NOEMIA, NEUSA, LAUDICÉIA

Tema: Dengue


Objetivos:


• Sensibilizar os alunos sobre a prevenção contra a Dengue;


• Coletar informações sobre os casos de Dengue ocorrido na escola;


• Proporcionar aos alunos palestra com agentes de saúde sobre a problemática que é a Dengue no município;






Metodologia


• Aula Expositiva sobre o tema apresentado;


• Utilização de cartaz e vídeo para o reconhecimento das fases do mosquito transmissor da dengue;


• Pesquisa de campo para coletar dados sobre os casos de dengue ocorrido com a clientela da escola;


• Fazer gráfico demonstrativo sobre os dados coletados;


• Proporcionando palestras com o Agente responsável pelo controle de vetores;


• Demonstração de um ambiente propício para proliferação da dengue.


Recursos:






• Vídeo;

• Cartazes;

• Papel Sulfite;

• Tesoura;

• Lápis;

 
• Pincel Atômico;

• Computadores;

• Máquina

 
Avaliação

• Produção de Textos;


• Confecção de Cartazes;


• Relatos e desenhos;